segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Resenha: Um Mais Um

Livro: Um Mais Um
Data da primeira publicação: 27 de fevereiro de 2014
Autora: Jojo Moyes
Indicações: Goodreads Choice Awards de Melhor Ficção
Editora: Intriseca
Páginas/ Capítulos: 319/41

Sinopse: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.
Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?
Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.

❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

Então, eu comecei a ler “Um mais um” logo após ter lido o livro “Entre o agora e o nunca”, e para ser sincera levou um tempo para realmente me empolgar na leitura e não abandonar. Não  por que a história  em si não vale a pena, mas por que eu estava muito habituada em ler outro estilo de livro e como o livro da Jojo Moyes é do gênero romântico,  com uma quantidade generosa de esperança, bondade e ensinamentos nas suas entrelinhas, eu pensei algumas vezes se valeria a pena.

Mas enfim, aqui estou ao final da leitura (na verdade foi mais para a metade!) dei graças a Deus por não ter deixado de lado a leitura. O enredo é bem diferente dos que geralmente me interessam. O início é um tanto arrastado e eu fiquei louca até que finalmente os personagens se encontrem como dizia a sinopse.

Outro ponto diferente para mim foi ter quatro personagens relatando a história, em especial, duas crianças que ao longo da viagem se mostraram em algumas situações mais maduras que os próprios adultos.

Os personagens são bem construídos,  devo diz com muita alegria que adorei conhecer o Nicky Thomas e sua sensibilidade ao escrever no blog e ao querer tanto proteger a irmã Tanzie dos valentões da escola. Ed Nicholls é um jovem geek que se mete em alguns problemas com a policia, acaba sendo obrigado a se afastar do trabalho e que tem uma irmã que só falta implorar de joelhos para que ele visite a família em um almoço no final de semana e para fugir dessa bagunça que sua vida se tornou, ele aceita de forma inusitada dá uma carona a família de Jéssica Thomas (Jess) . E assim, sou obrigada a dizer que amei de paixão o Ed desde o começo e ainda mais louco foi imaginá-lo sempre como o ator Sam Clafin em uma versão mais nerd, com aqueles óculos quadrados e estilosos.  

Já Jess Thomas apesar de se mostrar uma mulher otiminista do começo ao final da história, ser trabalhadora, humilde e cria e lutar todos os dias pela filha e pelo entedeado, enquanto que o idiota, egoísta e sem coração do ex-marido saiu de casa a procura de ‘emprego’ e depois de dois anos ainda não voltou, deixando-os em uma situação de sobrevivência. Eu não fui com a cara dela no inicio. Não sei se foi o meu ver de todas as pessoas do quebra cabeça Jess Thomas ou se a autora, infelizmente, quis estereotipar uma mãe solteira e trabalhadora, como uma pobre coitada que briga com quem está a ajudando e que se impõe a aceitar qualquer tipo de ajuda. Mesmo não entendendo muito o objetivo da autora ao criar uma personagem assim, eu continuei lendo e sinceramente, só dá metade para o final que fui aos poucos simpatizando com a Jess. A Tanzie é uma mini genia da matemática que vai à Escócia para uma Olimpíada de matemática e se ganhar poderá ser a salvadora financeira que a família tanto necessita. Tive invejinha dessa garota, por que eu nunca consegui ser boa com a tal malvada matemática! E mesmo sendo um cachorro e não ter tido um “ponto de vista” da história, o Norman foi o que mais atrapalhou a viagem, mas que teve sua redenção mais que merecida em um ato de heroísmo no final do livro. Curioso, né?

“Ele parecia muito satisfeito. Tanzie se encostrou na parede e ficou na ponta dos pés para ouvir melhor. Talvez ele voltasse se ela fosse para a St. Anne’s” (pg. 26)

“Ela o beijou no táxi. Deanna Lewis virou devagarinho o rosto dele para o dela com a mão delicada, submetida a um perfeito trabalho de manicure, e o beijou. Embora fizesse doze anos que tinham saído da faculdade - e que nesse período Ed Nicholls tenha até mesmo passado um breve tempo casado com uma modelo atriz o que for-, uma vozinha em sua cabeça dizia:  Deanna Lewis está me beijando” (pg. 31)

Assim, após essa análise, os personagens, a história, a divisão dos relatos e o final foram ótimos, mas sofridos! O ponto positivo  disso tudo, foi ter a oportunidade de ler uma segunda história de superações do inicio ao final por parte de alguns personagens, com lições de vida bem legais, com um romantismo diferenciado e um tanto inusitado e um final bem de gritarmos “Aleluia senhor” pela a história ter conseguido me deixar com algumas borboletas no estomago de ansiedade. O ponto negativo foi a construção de algumas situações que me deixaram um tanto irritada pelas reações dos personagens, mas no final deu tudo certo!

O primeiro livro de Jojo Moyes que tive o prazer de ler “Como eu era antes de você” e amei a história, porém, chorei litros. Coisa que não aconteceu nesse segundo livro, graças a Deus, por que também seria muito vergonhoso ter aquelas crises de choro misturado com soluço em pleno ônibus de volta para casa!

Assim, espero que tenha sido clara nessa nova resenha, que gostem e comentem!

Obrigada, Maria Clara Vieira.




13 comentários:

  1. Adorei a resenha, bacana você nos mostrar os pontos forte e os momentos que cansam um pouco. Gosto dessa construção de personagens otimistas e batalhadores que tem de lidar com as adversidades da vida pra se erguer. Apenas pela sinopse do livro eu já havia gostado dele, mas dentro do que Você descreve acho que seria uma boa leitura pra mim, mesmo eu não sendo tão fã de romantismo. Interessei-me pelos personagens, vou querer conhece-los melhor através da leitura do livro.Bem que eu queria ser um gênio da matemática.

    http://aboboranerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá linda,

    Adorei sua resenha. Retrata bem os lados bons e ruins da narrativa.
    Normalmente algum dos personagens dever ser forte e batalhador e isso foi incumbido a mãe da família e gosto desse jeito de pessoa, porque a maioria das mães que cuidam dos filhos sozinhos são fortes e guerreiras e com certeza eu teria uma inveja branca da genia da matemática haha.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie,

    Eu já li metade de Como eu era antes de você em PDF e amei, e sou louca para ler outros livros da Jojo. Pela sinopse a história não me chamou muita atenção, mas lendo a resenha eu fiquei com vontade de conhecer o livro, mães solteiras sempre são batalhadoras e eu acho que iria gostar dela. Matemática não é o meu forte hahahah então eu iria achar a Tanzie uma maluquinha por gostar dessa matéria.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  4. Oi. eu também tentei ler e não consegui me habituar e abandonei, o mesmo motivo que vê, mas no seu caso, não abandonou. Como gosto de outros estilos, nem sempre consigo ir adiante em um livro que a gente percebe ser bacana, mas aquela leitura não atrai de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  5. Quatro personagens contando a história... me interesso muito por livros assim!

    Obrigado pela resenha, está muito bem escrita :)

    ResponderExcluir
  6. Nossa.. Eu achava que adorava jojo até ler um mais um, não gostei nadinha. A única leitura que foi positiva foi como eu era antes de você, que estou louca pra ver o filme.
    Espero que tenha mais sorte da próxima!!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiiie
    eu também Como eu era... e chorei horrores, adorei a capa desse e estou ansiosa desde que lançou, espero com certeza ler em breve e ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria Clara, tudo bem?
    Então, ainda não tive oportunidade de ler nada da Jojo, mas estou com o livro "Como eu era Antes de Você" aqui e estou ansiosa pela leitura. Assim que esse livro saiu eu fiquei bem curiosa, a capa e o título chama a atenção. Agora lendo a sua resenha fiquei com o pé atrás, sempre que leio resenhas onde falam que a história demora a engrenar eu fico desanima, mas irei dar uma chance rs'
    Sua resenha está sincera e direta ao ponto, gostei muito!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amo os livros da Jojo, só ainda não li esse. Quando vi que esse livro seria lançado aqui fiquei louco para ler, porque essa sinopse super me chamou atenção.

    ResponderExcluir
  10. Oiii, Maria!!
    Eu comecei a ler esse livro, mas acabei abandonando... Eu amo a Jojo e não sei porque larguei logo no começo, talvez porque o ebook estivesse ruim, mas eu espero retomar logo a leitura!! Eu espero que, quando eu volte a ler, encontre essa história linda de superação e com final lindo que você fala, to ansiosa!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  11. Oee,
    Eu tenho muita vontade de ler os livros da Jojo e esses é um deles <3 Adorei a resenha.

    Étreintes!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Eu gosto muito da autora e ela tem uma escrita diferenciada mesmo. Gosto da maneira que as palavras dela conseguem tocar nossos corações. Ganhei esse livro em uma promoção e espero ler ainda esse ano. Gostei de saber os pontos negativos e positivos dessa narrativa.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 | Base: Sanyt Design |Personalizado por:Valléria Carvalho | voltar ao topo